Educação que transforma: Desenvolvendo educadores

A renomada consultoria McKinsey, em sua publicação “Como os sistemas escolares com melhor desempenho no mundo chegaram ao topo”, mostra que a qualidade dos professores é a alavanca mais importante para melhorar os resultados dos alunos e que pode ter impacto substancial em um curto período.

Mesmo assim, sabemos que as formações dos educadores brasileiros têm pequena carga horária direcionada a práticas pedagógicas, didática e comportamento humano. As licenciaturas e cursos de pedagogia têm uma predominância teórica, e o profissional não sai realmente apto a dar aulas. Questões como essa atrasam o Brasil. Isso é comprovado pelo último ranking do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), divulgado em 2010, no qual estamos na posição 58 entre os 65 países avaliados.

Esse projeto tem alto impacto, conta com o apoio da Embaixada da Finlândia, país que tem um dos sistemas educacionais mais admirados do mundo, e é composto por 4 fases:

a) Um rigoroso processo seletivo, identifica os educadores com maior potencial de impacto social junto a crianças e adolescentes. Na última edição tivemos mais de 10 candidatos por vaga. Foram selecionados diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas públicas, assim como psicólogos, assistentes sociais e líderes de organizações sociais.

b) Os educadores selecionados na fase anterior recebem uma bolsa de estudos na Pós-graduação em Educação Transformadora. A formação conta com professores altamente qualificados, incluindo educadores finlandeses, que ampliam o potencial de atuação dos participantes.

c) Para pagar a bolsa de estudo usufruída, o educador precisa ao término da Pós implementar um projeto que beneficie crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Contando com o apoio e monitoria da equipe da Gente de Bem, cada turma impacta diretamente em cerca de 5.000 pessoas.

d) Depois da Pós e da execução do projeto, o educador continua sua vida profissional com uma nova forma de pensar, sentir e agir nos processos educativos, impactando agora de maneira diferenciada em milhares de pessoas ao longo da sua carreira.

 



Associação Gente de Bem
Rua Emiliano Perneta, 271 . Sala 3
Fundos do Banco Bradesco
Curitiba-PR - CEP: 80.010-050

+55 (41) 3023-1310
contato@gentedebem.org


QUEM SOMOS
Video


O QUE FAZEMOS
Crê-SER: Desenvolvendo Pessoas e Profissionais
Projeto Educação que Transforma
Pós-graduação em Educação Transformadora
Conversando na Escola
Família & Escola


SIGA-NOS

SEJA PARCEIRO         NOTÍCIAS         CONTATO